O Diagrama de Pareto é um gráfico utilizado para identificar quais são os fatores mais significativos para a gestão da qualidade, indicando os itens que devem ser priorizados e, assim, auxiliando na tomada de decisão.
Originalmente, o diagrama foi criado para estudar perdas na indústria, organizando-as por ordem de frequência, por isso é comum dizer que o Diagrama de Pareto ajuda a estabelecer prioridades por mostrar a ordem em que as causas das perdas devem ser sanadas, de acordo com sua frequência.
Também pode ser utilizado em várias outras situações, como na implantação de melhorias.
A planilha Diagrama de Pareto vai te ajudar sempre que precisar:
● Analisar a frequência em que as ocorrências (não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc) acontecem;
● Definir, entre muitas ocorrências, quais são as mais significativas;
● Desdobrar as causas gerais dos problemas do Sistema de Gestão da Qualidade, analisando dados específicos do processo;
● Entender a ligação entre as ocorrências existentes em um contexto.
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